Serviços

Tubulões a Céu aberto

Os tubulões a céu aberto são estacas escavadas mecânica ou manualmente nas quais existe um alargamento da base. São indicados quando as cargas da estrutura são elevadas, quando o solo garante estabilidade ao furo e nos casos em que o nível d’água não está presente. A escavação do alargamento da base se dá de forma manual, podendo o fuste ser encamisado após a perfuração visando a segurança do trabalhador.

O manejo de equipamentos e mão de obra através do fuste é realizado por meio de sarilho elétrico, visando maior aproveitamento e confiabilidade. A Master Bauru trabalha com profundidades e diâmetros variados para esse tipo de fundação, conforme a necessidade de projeto. As bases usuais estão indicadas abaixo.

Vantagens

  • Possibilidade de consulta às condições de apoio da base;
  • Facilidade de movimentação e adaptabilidade aos vários tipos de terreno.
  • Alta capacidade de carga;
  • Não causa vibrações aos terrenos vizinhos (possibilita execução em áreas urbanas);
Base Circular Base Circular
Base em Falsa Elipse Base em Falsa Elipse

Método Executivo

Escavação

O fuste dos tubulões é executado da mesma forma que as estacas escavadas convencionais, por rotação, através de trado espiral. A diferença desse tipo de fundação está na etapa final de escavação, que exige a descida do poceiro para que seja executado o alargamento manual da base. O mecanismo de descida deve ser garantido pela utilização de equipamentos de qualidade e que garantam a segurança do trabalhador.

Concretagem

Antes do início da concretagem é necessária a descida do engenheiro para verificação do solo de apoio da base, a inspeção pode ser feita com o uso de penetrômetro de barra manual. É aconselhável que a concretagem seja feita logo após a escavação, caso contrário, nova inspeção deverá ser realizada.

Cuidados na Execução

Escavação

Segundo a NBR 6122:2010 – Projeto e Execução de Fundações, quando da existência de vários tubulões próximos, a execução deverá ser iniciada pelos mais profundos. Além disso, deve ser respeitada a distância de centro a centro de 2,50 vezes o diâmetro da maior base.

Quebra da Cabeça das Estacas

Segundo a NBR 6122:2010 – Projeto e Execução de Fundações, deverão ser utilizados ponteiros ou marteletes leves (potência menor que 1000 W) para estacas cuja seção transversal for inferior a 900 cm². Marteletes maiores são limitados a valores de área superior ao indicado anteriormente. O acerto final do topo das estacas deve ser feito com ponteiros e ferramentas de corte apropriadas. O concreto utilizado, caso seja necessário recompor a seção da estaca, não deverá ser de resistência menor ao da mesma.

Perfuratriz Hidráulica Sobre Caminhão

Perfuratriz Hidráulica Sobre Caminhão

  • Estacas até 1400 mm de diâmetro;
  • Profundidade até 20 metros;
  • Rápida transição entre estacas;
  • Mobilização simplificada;
  • Alta produtividade.

Solicite um orçamento personalizado para sua obra!