Os tubulões a céu aberto são estacas escavadas mecânica ou manualmente nas quais existe um alargamento da base. São indicados quando as cargas da estrutura são elevadas, quando o solo garante estabilidade ao furo e nos casos em que o nível d’água não está presente. A escavação do alargamento da base se dá de forma manual, podendo o fuste ser encamisado após a perfuração visando a segurança do trabalhador.
O manejo de equipamentos e mão de obra através do fuste é realizado por meio de sarilho elétrico, visando maior aproveitamento e confiabilidade. A Master Bauru trabalha com profundidades e diâmetros variados para esse tipo de fundação, conforme a necessidade de projeto. As bases usuais estão indicadas abaixo.
O fuste dos tubulões é executado da mesma forma que as estacas escavadas convencionais, por rotação, através de trado espiral. A diferença desse tipo de fundação está na etapa final de escavação, que exige a descida do poceiro para que seja executado o alargamento manual da base. O mecanismo de descida deve ser garantido pela utilização de equipamentos de qualidade e que garantam a segurança do trabalhador.
Antes do início da concretagem é necessária a descida do engenheiro para verificação do solo de apoio da base, a inspeção pode ser feita com o uso de penetrômetro de barra manual. É aconselhável que a concretagem seja feita logo após a escavação, caso contrário, nova inspeção deverá ser realizada.
Segundo a NBR 6122:2010 – Projeto e Execução de Fundações, quando da existência de vários tubulões próximos, a execução deverá ser iniciada pelos mais profundos. Além disso, deve ser respeitada a distância de centro a centro de 2,50 vezes o diâmetro da maior base.
Segundo a NBR 6122:2010 – Projeto e Execução de Fundações, deverão ser utilizados ponteiros ou marteletes leves (potência menor que 1000 W) para estacas cuja seção transversal for inferior a 900 cm². Marteletes maiores são limitados a valores de área superior ao indicado anteriormente. O acerto final do topo das estacas deve ser feito com ponteiros e ferramentas de corte apropriadas. O concreto utilizado, caso seja necessário recompor a seção da estaca, não deverá ser de resistência menor ao da mesma.
Solicite um orçamento personalizado para sua obra!